Sem dúvidas, o uso de cabos de aço em construções é muito eficiente e faz toda a diferença na organização das mais diversas tarefas no canteiro de obras.
No entanto, é de suma importância que seja mantida a integridade desse material, evitando danos ao patrimônio e até mesmo acidentes.
Para isso, listamos algumas considerações que podem ser levadas em conta. Confira!
1. Inspeções recorrentes
As inspeções recorrentes precisam acontecer para que o técnico possa avaliar a integridade dos cabos de aço como um todo. Afinal, não basta saber quantos quilos suporta um cabo de aço, é preciso avaliar se o cabo está realmente íntegro e sem nenhum tipo de avaria.
Por conta disso, antes e depois do uso, avalie, com a ajuda de um profissional, a integridade do cabo de aço.
2. Lubrificação
Manter a lubrificação do cabo de aço é outro ponto que aumenta a sua vida útil e promove mais qualidade e eficiência desse componente tão importante no canteiro de obras.
Sendo assim, considere adquirir o lubrificante adequado para esse tipo de material, sempre seguindo as recomendações dadas por profissionais.
3. Uso correto dos cabos de aço
O uso correto dos cabos de aço também faz toda a diferença. Se ele foi adquirido para um fim, mas acaba sendo usado com outro propósito, é possível que contratempos e falhas comecem a surgir.
Além disso, o mau posicionamento do cabo e atritos irregulares também podem ocasionar acidentes. Fique atento a esses fatores.
4. Atenção aos efeitos ambientais
Cuidado com os efeitos ambientais! Se o cabo de aço passa muito tempo na chuva, no sol ou em locais com maresia e vento, considere manter uma atenção redobrada, fazendo inspeções com mais frequência e solicitando o aval de um técnico sempre que possível.
Desse modo, será possível usar o cabo de aço de forma segura e sem contratempos.