Procedimentos estéticos são cada vez mais procurados pela população, sendo aplicados em diferentes partes do corpo. Entre eles, os procedimentos odontológicos também cresceram nos últimos anos, fazendo com que as pessoas sigam a procura do sorriso perfeito.

Dentro da odontologia, a dentística, ou odontologia estética, é uma área que tem como foco principal a realização de tratamentos estéticos nos pacientes que visam modificar, essencialmente, o seu sorriso.

Como o sorriso é um ponto central e suma importância para a aparência das pessoas, essa procura pelos especialistas que realizam procedimentos estéticos tende a crescer ainda mais, visto que, ainda é uma área que está em desenvolvimento.

Dessa maneira, a dentística é uma forte aliada nos cuidados estéticos, e existem diferentes procedimentos que podem ser buscados pela população.

Neste artigo falaremos desses procedimentos, como eles funcionam, de que forma eles podem transformar o sorriso dos pacientes e como esses procedimentos estéticos são importantes também para a saúde bucal e para a autoestima das pessoas.

Quais são os principais procedimentos?

Como dissemos, os procedimentos estéticos têm como principal objetivo modificar o sorriso ou melhorar a harmonia facial dos pacientes. 

Alguns desses tratamentos podem, em diversas situações, ser uma questão de necessidade, mas muitas vezes também podem ser por conta de incômodos ou do desejo das pessoas de modificar a estrutura da arcada dentária. Confira a seguir quais são os principais procedimentos.

  1. Clareamento dental

O primeiro tratamento que selecionamos é o de clareamento dental

Como o próprio nome indica, esse tratamento tem como objetivo clarear os dentes ou recuperar os tons, modificando sua coloração que foi prejudicada por conta do tempo. 

Além da ação natural do tempo, outros problemas podem ocasionar a mudança na coloração dentária, tornando-os, por exemplo, amarelos ou mais escuros, tais como:

  • Tabagismo;
  • Falta de higiene bucal;
  • Excesso de bebidas alcoólicas;
  • Excesso de açúcar nos dentes.

Esse é um dos procedimentos mais visados pelas pessoas que querem ter o sorriso perfeito, já que a coloração branca é um dos principais pontos de destaque dos dentes e são sinônimos da limpeza da estrutura.

  1. Aparelhos ortodônticos

Os tratamentos com aparelho ortodôntico são bastante comuns nas clínicas odontológicas, principalmente pela qualidade e resultados positivos que ele traz, bem como a frequência da necessidade de alinhamento da estrutura nos pacientes.

Os aparelhos são usados para melhorar a qualidade da mordida e da estrutura da arcada dentária, fazendo ajustes importantes, como diminuir buracos entre os dentes, a diferença do tamanho da arcada dentária superior e a inferior, entre outros aspectos. 

Existem diferentes tipos de aparelho de dente que podem ser utilizados para esses tratamentos, tanto estéticos, como os modelos mais tradicionais que visam atender apenas a necessidade de correção. Conheça alguns modelos:

  • Aparelho fixo;
  • Aparelho móvel;
  • Aparelho invisível;
  • Aparelho transparente.
  1. Lente de contato para os dentes

A lente de contato para os dentes também é um tratamento estético que vem sendo muito aplicado e procurado pelas pessoas. 

O objetivo do tratamento com essa ferramenta também é de modificar e qualificar a estruturação da arcada dentária. 

A lente de contato dental pode ser produzida em impressoras 3D, uma novidade bastante interessante para os dentistas e também para os pacientes, otimizando o processo. 

Para a devida aplicação, deve ser feita de materiais leves e sofisticados, que transformam o tratamento em um processo que não agride a autoestima, justamente pela discrição, enquanto melhoram o alinhamento do sorriso. 

Outra diferença importante em relação aos aparelhos, é que a lente pode ser aplicada em apenas um dente que necessite de recuperação mais detalhada, como cobertura de trincados ou manchas mais profundas. 

  1. Implante dentário

O último tratamento que separamos é um procedimento que pode ser uma questão de necessidade, ou então de pura estética. 

O implante dentário nada mais é do que uma estrutura metálica, posicionada em um espaço em que havia um dente que foi perdido. A partir disso, esse implante serve como base da sustentação das próteses dentárias, restabelecendo o sorriso.

Quando as pessoas perdem um dente ou mais, podendo chegar a perder todos os dentes, o implante dentário serve como uma das soluções para recuperar o sorriso. 

Entretanto, é muito comum a procura por esse tratamento de pessoas que não estão contentes com a forma de um dente específico da boca, querendo substituí-los..

Benefícios

Esses e outros procedimentos estéticos podem trazer uma série de benefícios para as pessoas, compensando o investimento feito na realização dos tratamentos.

A autoestima está muito ligada à estética, e é muito comum que o psicológico das pessoas também seja afetado por elas acharem que não estão com a aparência muito boa, inclusive dos dentes, impactando nas relações e saúde mental. 

Dessa forma, os procedimentos odontológicos estéticos ajudam muito nesse sentido, melhorando a qualidade do sorriso e transformando a vida das pessoas que estão a procura dessa mudança.  
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/dentista-realizando-clareamento-dos-dentes_6426136.htm#page=1&query=clareamento%20dental&position=1