Alguns tipos de válvulas são muito importantes quando utilizadas em sistemas de água e ar. Afinal, as válvulas são responsáveis por permitir ou coibir a passagem dos fluxos, seja de maneira integral ou mesmo parcial, deixando apenas uma porcentagem do fluxo se mover.
Um dos modelos mais comuns de válvulas em sistemas de ar e água, é a válvula esfera monobloco, que tem a capacidade de bloquear fluxos de maneira muito segura, além da sua fácil operação manual.
Continue lendo para saber mais sobre a válvula de esfera monobloco com acionamento de alavanca.
O que é válvula esfera monobloco
A válvula esfera monobloco é muito utilizada para quem precisa de um equipamento de altíssimo padrão de acabamento para liberar e bloquear fluxos. Ela funciona de maneira manual, onde o operador pode simplesmente girar a alavanca para acionar o bloqueio dos fluxos corretamente.
Além disso, esse tipo de válvula funciona com funções de fluxo e semi-fluxo, conferindo uma enorme precisão para quem precisa de um sistema com fluxo controlado em momentos diferentes da operação.
A precisão das válvulas de esfera monobloco é muito grande, pois ela não deixa nenhum tipo de fluxo atravessar quando está completamente fechada. E o melhor, é que o operador não precisa usar força, pois ela não funciona a base de força.
Para que serve
Esse tipo de válvula funciona de maneira muito semelhante a qualquer outro tipo de válvula, só que com uma precisão maior. Ela pode ser usada em sistemas industriais e demais sistemas que precisam conferir muita performance na hora de fechar ou abrir fluxos. A capacidade de vazamento ou fechamento é muito grande e, com isso, é possível controlar sistemas de ar e água manualmente. Ao utilizar um sistema de válvula de esfera monobloco, é possível aferir muita confiança e segurança para o encanamento inteiro.