A obesidade e a saúde bucal podem ser resultado do impacto do açúcar na saúde de uma pessoa.
Isso porque o consumo exagerado de guloseimas como bolachas recheadas, biscoitos, doces, refrigerantes e sucos industrializados reflete nas condições em que a boca e o corpo respondem, de uma forma geral.
O controle da dieta é importante para qualquer pessoa, independentemente da faixa etária em que se encontra. Contudo, ainda mais importante é reduzir a quantidade de açúcar ingerido, pois o exagero pode levar a consequências graves para o corpo humano.
São diversos os malefícios que estão relacionados ao açúcar refinado, podendo provocar não só a obesidade e a cárie nos dentes, mas também desencadear alergias alimentares e provocar problemas que afetam o sistema imunológico e doenças degenerativas.
Exemplo disso é a diabetes, um dos males que não tem cura e precisa ser controlada pelo resto da vida.
Assim, a falta de controle do açúcar no corpo humano pode provocar diversas complicações, entre as quais figuram tecidos como:
- Artérias;
- Coração;
- Nervos;
- Olhos;
- Rins.
Dessa forma, o açúcar é um dos alimentos que devem ser evitados por pessoas ao máximo, ou pelo menos o consumo exagerado, pois as consequências podem levar até mesmo à morte.
Correção de arcada dentária desde adolescência
Os pais, mães e responsáveis pelas crianças devem tomar todos os cuidados com o consumo de alimentos ricos em açúcar desde a primeira infância.
A inclusão de produtos industrializados deve ser retardada ao máximo, para evitar que a criança tenha contato com um alimento que pode causar tantos males para a saúde bucal e o corpo humano, de uma forma geral.
A substituição dos dentes de leite pelos permanentes pode ser prejudicada no caso de uso exagerado de açúcar, isso porque o dente pode cair ou demandar a extração antes do tempo necessário.
Com isso, o espaçamento e nascimento dos dentes permanentes pode ser prejudicado, resultando na necessidade de uso de aparelho ortodôntico a partir dos 12 anos, quando os primeiros dentes permanentes podem apresentar desalinhamento ou problemas prematuros.
A partir de então, é preciso fazer o acompanhamento odontológico periódico de forma ainda mais ativa, identificando os prejuízos causados pelo açúcar e outros alimentos que não contribuem para a saúde bucal.
Mesmo as pessoas adultas, ou até mesmo os idosos, devem passar pela cadeira do dentista periodicamente para verificar as condições dos dentes e se o posicionamento está de acordo com a natureza, bem como possíveis erosões e fragilidades causadas pelo açúcar e bactérias.
Isso porque o consumo frequente de açúcar e outros alimentos que prejudicam os dentes, somado à falta de higienização bucal adequada, pode resultar na formação de placas bacterianas e diferentes inflamações nos tecidos, bem como na perda dentária.
Do mesmo modo, a ausência de dentes na arcada pode influenciar na mordida e mastigação dos alimentos, ou até mesmo provocar uma alteração na fala, pelo posicionamento da língua em toda a região bucal.
Alimentos e bebidas provocam alteração visual
Os produtos de origem industrial são repletos de corantes, açúcar, entre outros ingredientes que provocam diferentes problemas dentários.
A aparência visual pode ser prejudicada pelo alto consumo desses alimentos industrializados, principalmente adultos que consomem bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos de caixinha.
A limpeza realizada em uma clínica odontológica especializada pode ajudar a recuperar a aparência natural, empregando um tratamento de clareamento dental e remoção de cáries, tártaro e verificação das condições de todos os dentes.
As condições que uma pessoa vive também podem afetar as características dos dentes, como o sedentarismo e consumo exagerado de açúcar, levando à obesidade e até mesmo a hipertensão.
Tudo isso por conta dos hábitos de alimentação que não condizem com uma dieta balanceada, favorecendo reações na cavidade e dos demais tecidos para regular o corpo.
Substituição de dentes pode custar caro
Esses problemas podem levar a casos mais sérios, como a queda de dentes, por causa de inflamações da gengiva ou enfraquecimento dos ossos.
Além de buscar ajuda profissional para reavaliar o cardápio, pode ser necessário passar por um tratamento que tenha como solução o implante dentário para não acarretar em problemas de autoestima e bem-estar pessoal.
Sem isso, pode ser que a pessoa tenha outros tipos de problemas, indo além da aparência física e acarretando em alterações psicológicas.
Por isso é preciso ter sempre a opinião de especialistas de diferentes áreas quando se percebe uma compulsão alimentar, ainda mais quando se exagera em produtos ricos em açúcar.
Acerto pontual para harmonização dos dentes
As pessoas que procuram ajuda logo quando percebem que há um problema relacionado à alimentação, podem agir de forma preventiva, adequando o cardápio e avaliando junto aos profissionais formas de preservar as estruturas.
Assim, para evitar problemas com o açúcar, é necessário tomar providências dentro da dieta, como inserir legumes, verduras e frutas no cardápio e realizar as visitas com o dentista para a devida higienização da cavidade com a profilaxia regular.
Além disso, é possível aplicar uma lente de contato dental sobre a superfície, apenas ajustando o alinhamento ou a coloração para manter uma aparência mais natural possível, aliando estética nos tratamentos de um fator que pode ser estimulado pela ansiedade e baixa autoestima.
A redução de alimentos industrializados com muita gordura saturada, sódio e o próprio açúcar é imprescindível.
Além disso, evitar ao máximo o sedentarismo e incluir práticas esportivas ou atividades físicas na rotina se mostra necessário, tudo isso para manter o peso controlado e a saúde em dia.
Por fim, cuidados com tratamentos como o aparelho de dente podem ser aperfeiçoados, visto que algumas estruturas podem favorecer o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias na cavidade. Assim, a orientação profissional se mostra ainda mais fundamental. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.