Cuidar da saúde é muito importante, afinal, uma vida mais equilibrada, mais correta e mais ativa permite que os dias sejam melhor aproveitados, e as ações fiquem mais produtivas. Neste sentido, a tecnologia na saúde, se mostra cada vez mais importante para otimizar o acompanhamento e tem melhorado muito os atendimentos médicos e odontológicos, além de trazer resultados incríveis.

As tecnologias na saúde são variadas e estão sendo cada vez mais usadas, tanto por médicos diretamente nas clínicas como no convênio odontológico para conseguir atrair mais clientes por conta da eficiência e da qualidade.

As clínicas odontológicas estão entre os estabelecimentos que mais inovou nos últimos tempos, principalmente por conta de procedimentos mais seguros, rápidos e indolores, como ocorre com os aparelhos ortodônticos que se tornaram mais discretos e rápidos.

São muitas as novidades neste setor e que são usadas pelo plano odontológico empresarial e civil de forma cada vez mais ativa, visto a dinamicidade que também podem oferecer às rotinas de administração.

No presente artigo abordaremos como a tecnologia tem ganhado espaço, exemplos de tecnologia que são encontradas nas clínicas e outros assuntos pertinentes.

As novas tendências tecnológicas

As tecnologias no setor odontológico foram aparecendo com mais força no século XX, ganhando ainda mais velocidade/importância com o acesso mais facilitado as ferramentas digitais como scanners, computadores e reconstituições 3D em ambientes virtuais.

Hoje, por exemplo, com as tecnologias existentes, o cirurgião-dentista do plano odontológico consegue demonstrar ao paciente o resultado do tratamento antes de iniciá-lo.

Além disso, o uso de substâncias como o óxido nitroso e oxigênio (N2O/H2O) como sedação consciente, faz com que o paciente fique menos nervoso, assegurando qualidade no atendimento, no tratamento e na saúde, já que perdendo o medo o paciente irá com mais periodicidade ao dentista.

No tópico abaixo abordaremos as tecnologias que podem ser encontradas nos consultórios odontológicos dos mais variados plano dental para mei.

Tecnologias empregadas no setor odontológico

As tecnologias no setor odontológico são para atualizar tratamentos, amenizar as dores e garantir alta performance dos médicos-dentistas, também otimizando os processos de marcação e atendimento.

Por isso, abaixo abordaremos algumas tendências tecnológicas que estão sendo agregadas nos consultórios e usadas como pano de divulgação dos serviços dos convênios odontológicos. 

  1. Aparelho ortodôntico 

Uma das grandes novidades no setor médico odontológico é o aparelho ortodôntico invisível, que se mostra uma alternativa atrativa para o aparelho convencional feito com bráquetes e fios de metal.

Esse aparelho é feito por meio de um desenho em computador, moldado em um tipo de plástico transparente, de acordo com a arcada dentária, para que se ajuste de acordo com o dentição do paciente, reduzindo os incômodos que podem ocorrer.

Além disso, esse tipo de aparelho não possui uma intervenção estética, já que tem uma aparência mais discreta, que pode passar despercebido por aqueles que cercam o paciente, ampliando a adesão ao tratamento.

Em alguns casos, esse tipo de metodologia de tratamento traz resultados mais rápidos, além de ter a facilidade de ser removível – o que demandará disciplina do paciente. 

  1. Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia existente há algum tempo, porém, sua aplicabilidade em muitos setores só vem sendo explorada nos últimos anos.

Na prática odontológica não é diferente. As impressoras 3D se ampliaram, fazendo com que a ferramenta começasse a ser usada por dentistas da área de implantodontia recentemente para criação de elementos sob medida como:

  • Dentaduras;
  • Pontes;
  • Coroas;
  • Partes do dente. 

Isso faz com que os tratamentos feitos pelos dentistas dos planos odonto empresarial sejam mais baratos e ágeis.

É importante salientar que para que o uso das máquinas 3D sejam feitos de forma adequada, é necessário formação. Para isso, existem cursos livres que capacitam os dentistas no uso desse tipo de tecnologia.

  1. Escaneamento intraoral

Um dos procedimentos mais usados na odontologia são os modelos de gesso para avaliação e uma melhor noção da necessidade e da resolução oclusal do cliente.

No entanto, esse processo é um pouco incômodo para o paciente e demanda um tempo para que o material seque, realizando um molde adequado.

De modo a contribuir com isso, a tecnologia trouxe aos dentistas uma nova forma de garantir que o profissional identifique o posicionamento e formação dentária do paciente, ocorrendo de forma rápida e segura. O procedimento se trata do escaneamento intraoral.

Na prática, esse escaneamento permite o registro de arcos, tecidos adjacentes e dentes de forma completa, de modo que o resultado seja visualizado no computador, também podendo ser encaminhado para impressão 3D e em cores, permitindo uma visão ampla de como e onde realizar o tratamento.

Hoje, muitos planos, como o plano dental coletivo empresarial e até mesmo o de cobertura básica, oferecem esse tipo de tecnologia para melhorar os resultados adquiridos e otimizar as rotinas.

Portanto, vimos que a tecnologia é altamente importante para o desenvolvimento de um atendimento mais eficiente e seguro, contribuindo para a rotina de clínicas e operadoras de convênio, bem como para o bem-estar do paciente.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × um =